Comente!

Terraplenagem

Numa obra, antes do edifício começar a ser erguido, é comum a presença de operários e maquinário pesado para preparar o terreno, assentar a terra e estudar o relevo. Esse processo se chama Terraplenagem ou Terraplanagem (variação informal no Brasil), significa “encher com terra”, e se dá como norma de construções, pois as mudanças intencionais da configuração do terreno estão diretamente ligadas com a estabilidade e segurança do que for construído.

  Essas mudanças exigem conhecimento técnico e prévio da área, incluindo estudos minuciosos. Antes de tudo é preciso realizar dois tipos de projetos: o geométrico e o geotécnico. O primeiro – presente em todos os serviços de terraplenagem – mede o terreno definindo linhas e cotas de terraplenagem, ou seja, é o desenho do terreno em si. Já o projeto geotécnico trabalha com o estudo da terra em si, é de extrema importância. No entanto, é comum de ser ignorado ou ser feito de maneira inadequada.


 terraplenagem 

O projeto geotécnico também é conhecido como sondagem, o qual identifica, por meio de perfurações, as camadas do solo, suas resistências, umidade e a existência de pedras. Existem três categorias gerais de solo:

  • A primeira diz respeito a terrenos de fácil escavação, podendo ser de solos arenosos ou argilosos, por exemplo.
     
  • A segunda apresenta solos um pouco mais resistentes, admitindo a presença de pequenas rochas com certa decomposição. O granito é usado como parâmetro nesse momento, como explica Denise Ribeiro, professora do Departamento de Transporte da Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia): “Todas as rochas que tiverem resistência abaixo do granito pertencem à essa categoria. Acima disso, o solo é de terceira categoria e é preciso usar equipamentos pesados para quebrar e transportar o material"
  • A terceira categoria, por sua vez, engloba terrenos de difícil extração e escavação, exigindo o uso de maquinário pesado.

 

terraplanagem2

O projeto geotécnico deve apresentar os cálculos que vão definir de que maneira será a execução da terraplenagem, suas especificações técnicas, construtivas e o controle tecnológico. "O projeto tem que conter a memória de cálculo por conta da responsabilidade dos engenheiros", diz Mauro Hernandez Lozano, engenheiro, mestre em Engenharia Geotécnica. O cálculo prévio tem um papel importante, pois ele interfere na escolha dos equipamentos e no tempo a ser gasto para realizar a obra, elementos que influenciam diretamente com o preço final.

O cuidado na hora de realizar os estudos geotécnicos é essencial, pois a retirada ou aterramento incorreto das áreas pode levar ao assoreamento de rios e córregos. "A terraplenagem, uma agressão ao meio ambiente, é complexa, mas levada de forma tão negligente. Ao mexer com terra não se pode esquecer que, a qualquer momento, pode chover, causando erosões ou assoreamento", alerta Lozano.Em cerca de 95% dos casos, a parte geotécnica, que observa as camadas do solo, não existe ou é inadequada.

 

Terraplenagem4

Cuidados e Atenções no serviço de Terraplenagem

  • Os equipamentos são escolhidos em função do serviço e do solo, assim como do tamanho da área. Em solos arenosos geralmente se aplica a vibração e em solos argilosos o amassamento com rolo compressor
  • Cada solo e equipamento têm faixa de umidade adequada, podendo precisar ser seco o umedecido conforme a necessidade.
  • A energia de compactação do terreno varia conforme o peso do compressor, a quantidade de vezes que a máquina irá passar pelo solo, a velocidade, a espessura da camada e as características do equipamento.
  • A coleta de amostras para controle tecnológico observa as características mínimas de suporte. O serviços devem ser controlados no mesmo dia da escavação para a umidade não sofrer mudanças drásticas.


 

 

Os comentários estão fechados.

topo