Comente!

RESÍDUOS INDUSTRIAIS E SUA PERICULOSIDADE

download

A periculosidade de um resíduo é classificada através de suas propriedades físicas, sejam elas infecto contagiosas ou químicas. Caso esses resíduos não tenham uma destinação ou manuseio correto, riscos à saúde e ao meio ambiente podem ser causados. Veremos agora as duas classes de resíduos a partir de sua periculosidade:

Resíduos Perigosos

Os resíduos dessa classe devem passar por complexos processos de tratamento antes de sua destinação final. Essa destinação deve acontecer em aterros de resíduos químicos, especializados nesse tipo de tratamento. Como a geração desses resíduos é feita de maneira “particular”, não é de responsabilidade do município prover um local adequado para seu depósito.

Enquadram-se neste grupo: borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, EPI’s contaminadas (luvas e botas), resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, estopas, lodo da rampa de lavagem, lona de freio, filtro de ar, pastilhas de freio, filtros de óleo, papéis e plásticos contaminados com graxa e óleo.

Resíduos Inertes e não Inertes

  • Inertes

Podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo. Exemplo de resíduos: entulhos, sucata de ferro e aço.

  • Não Inertes

Os componentes destes resíduos, como matérias orgânicas, papéis, vidros e metais podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados com a avaliação do potencial de reciclagem de cada item. Exemplo de resíduos: materiais orgânicos da indústria alimentícia, lamas de sistemas de tratamento de águas, gessos, discos de corte, rebolos, lixas e epi’s não contaminados.

Nós da Transpontes apoiamos o descarte correto de resíduos, sejam eles sólidos ou líquidos. Caso esteja necessitando de locação de caçambas em Curitiba para remover entulhos, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

 

Os comentários estão fechados.

topo