Comente!

Processos de Demolição

Na construção civil, existem diversos serviços e operações. Preparar o terreno, construir um prédio, prestar manutenção aos edifícios, mas também faz parte da construção, a demolição. Para construir, muitas vezes antes é preciso destruir.
  Demolir aspectos do terreno que são irregulares para a construção, ou mesmo edifícios que já ficaram demasiado velhos e que além de obsoletos, comprometem a segurança da região e de construções vizinhas.

Soluções Convencionais
Existem diversas maneiras de demolir um edifício. Para cada tipo de serviço, existem métodos e ferramentas adequadas. Construções de menor porte podem ser demolidas através de métodos mais simples, retirando paredes que não são essenciais à estruturação, enfraquecendo pilares para facilitar a demolição ou até métodos mais antigos, como o uso de impactos e fragmentação percussivos, ou seja, derrubar o edifício com pancadas de marretas ou bolas de concreto.

 

 demolição convencional


 

Métodos Explosivos
Demolição com explosivos são recomendáveis para construções de médio e grande porte. Acima de três pavimentos num edifício já torna a implosão viável. O seu custo varia de R$ 50 mil a R$ 120 mil, incluindo os gastos com mão de obra especializada, responsabilidades, autorizações, explosivos, equipamentos e material de proteção.

Para a implosão são usados diferentes tipos de explosivos, dependendo do material em questão e a sua espessura, o que influenciará na potência e qualidade do explosivo. Por exemplo: Para pilares de betão, os engenheiros de demolição usam a dinamite tradicional ou um material explosivo similar.              

Dos explosivos, o mais recorrente é a dinamite. Ela nada mais é do que um reagente químico de combustão que se mistura com uma substância absorvente. A ignição dessa solução acarreta numa rápida queima, a qual libera gás de pressão expansiva em grande quantidade e velocidade (cerca de 95 toneladas por cm²). Se inserida em perfurações feitas em pilares estruturais, causa um grande choque que rompe o pilar e, consequentemente, demole a construção.

Outro método usado atualmente para implosões é o uso de detonadores elétricos. Fios elétricos são revestidos por material explosivo os quais são ligados diretamente ao detonador. Quando ativado, são enviadas correntes elétricas que causam o aquecimento do fio e, por sua vez, dos explosivos. Esse método facilita no controle da detonação, do tempo estimado e na especificação de qual estrutura será demolia primeiramente.

demolição explisivos

Demolição Ecológica
A maioria das demolições está associada a barulho e poeira. Os quais poluem não só visualmente como ambientalmente. Mas você já pensou em como seria uma demolição silenciosa?

Na capital japonesa, Tóquio, os engenheiros japoneses da Tasei Corporation inventaram um método super eficiente para a redução do tamanho do Grand Prince Hotel Akasaka. O edifício que antes possuía 139 metros de altura foi submetido a um método de demolição que não fazia uso de explosivos ou bolas de demolição.

A Tasei destrói o prédio pelo seu interior. Começaram com a retirada dos pisos de cada andar que ia ser demolido. O entulho resultante desses pisos (concreto e vigas) foi transportado para o térreo usando um guindaste, que residia no interior do prédio.

Esse mesmo guindaste gerava eletricidade ao transportar o entulho para o térreo, da mesma forma que os carros híbridos geram energia quando você pisa no freio ao transformar a força da freada em energia elétrica. Ou seja, a própria máquina fornecia energia para os outros equipamentos responsáveis pela demolição. Logo, além de limpa e silenciosa, a demolição é ecologicamente correta. E a estrutura do prédio se mantém intacta devido à ajuda de colunas temporárias instaladas para amparar a diminuição de andar por andar, sem que o prédio desabe por completo.

Os andares são retirados pouco a pouco, de maneira que é quase imperceptível a redução do seu tamanho. A Tasei ainda usa uma cobertura no topo, para minimizar o ruído e a poeira. Este método reduz as emissões de carbono em 85%, os níveis de poeira em 90%, e o ruído em 17-23 decibéis. E ainda é um feito impressionante de se assistir.

  demolicao-ecologica-

Os comentários estão fechados.

topo