Comente!

Normas Técnicas da Terraplanagem

images

A Terraplanagem é feita com o intuito de preparar o terreno para a execução da obra. Transformando o terreno no mesmo nível. Passando por quatro etapas principais, a escavação, carregamento, espalhamento e transporte de excessos.

Não existem normas técnicas especificas para o processo da Terraplanagem. Porém, existem normas de segurança no trabalho que devem ser seguidas, principalmente para a proteção de seus funcionários. A NR-8, por exemplo, orienta sobre a segurança nas edificações e a NR-11 determina o transporte, movimentação, armazenagem e o manuseio de materiais.

No quesito equipamento, existe uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que é a NBRNM-ISO 6165, onde são classificadas máquinas rodoviárias projetadas para realizar escavação, dispersão e compactação de terras e além de outros materiais.

Existem também normas para projetos geotécnicos estipuladas pela ABNT, estabelecendo providencias a serem tomadas para a segurança ao deslizamento dos taludes, recalques dos aterros, erosão, infiltração e assoreamentos. Cabe também ao engenheiro responsável pela obra analisar as diferentes questões desde segurança, crimes ambientais até todos os setores que estejam ligados ao processo de terraplanagem.
 

SERVIÇOS DE SOLO EM CURITIBA

Ao precisar de serviços de Aterro, Demolição ou Terraplanagem a Transpontes oferece todos esses serviços com compromisso e qualidade e Locação de Caçambas em Curitiba. Veja mais!

Os comentários estão fechados.

topo