Comente!

Etapas de Preparo para Aplicação do Asfalto

Quando a Terraplanagem é utilizada na aplicação do asfalto, além necessário seguir à risca as etapas, o conhecimento das máquinas utilizadas, materiais e ensaios de laboratório de solo e entre outros, são fundamentais para um bom serviço. Entenda abaixo as etapas feitas antes da aplicação do asfalto.

Na primeira etapa, é feita o Corpo de Aterro ou Corte, é a locação topográfica onde determina os pontos em que serão feitos os cortes ou aterros no terreno. Sendo sua função, aterrar o terreno da corta primitiva até a corta de terraplanagem.

Feito isso, será feito o Pavimento, sendo toda a estrutura que estará apoiada sobre a Camada Final de Terraplanagem, por onde ocorrerá o tráfego. Em todas as camadas é preciso Correr Linha, é uma atividade que verifica a camada que está sendo trabalhada de acordo com o greide locado pela topografia.

A partir disso será necessário para a terceira camada final, Correr Viga, em que determinará a deflexão do pavimento, verificando a distância da medida dos pontos ao bordo do pavimento ou da faixa de rolamento.

No passo três, a Sub-base em rodovias e avenidas grandes, na maioria das vezes é formada por uma composição de materiais dosada em uma usina de solo, Atendendo a faixa granulométrica entre A, B e C. Na finalização da Sub-base é necessário dar um acabamento a ela, dando uma raspada de leve, utilizando máquinas como a motoniveladora e passando o rolo liso sem vibrar.

Por fim, a base que possui como função a resistência e a distribuição da sub-base e os esforços do tráfego sobre o revestimento ou capa. A Sua espessura dependerá exclusivamente do projeto e muitas vezes serão dosadas em usina de solos. Para dar um acabamento a base, pode ser utilizada o Patrol ou o rolo de pneu. Depois de finalizada todas as etapas acima, é feita a aplicação do CBUQ, ou seja, a aplicação do asfalto.

 

SERVIÇOS DE SOLO EM CURITIBA

Ao precisar de serviços de Aterro, Demolição ou Terraplanagem a Transpontes oferece todos esses serviços com compromisso e qualidade e Locação de Caçambas em Curitiba. Veja mais!

Os comentários estão fechados.

topo