Comente!

Desabamentos

desabamentos3

 

Os desabamentos de casas e edifícios são eventos que ocorrem com considerável frequência não só no Brasil, mas em grande parte do globo. São catástrofes terríveis que em muitas vezes são responsáveis por dezenas de casos fatais e geralmente ocorrem devido à negligência humana.

 

CAUSAS DOS DESABAMENTOS

 

Não é fácil acarretar uma causa principal dos desabamentos, uma vez que esse detalhe varia de caso para caso, como explica Paulo de Mattos Pimenta, professor do Departamento de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP): “O desabamento de um prédio é algo excepcional. É preciso que haja um conjunto de fatores para que isso ocorra”.

desabamentos

No entanto, existem de fato, três fatores que são apontados como as causa mais básicas. São eles:

  • ·        Avaliação irregular na escolha do terreno: Quando inexiste uma sondagem séria que identifique os materiais que compõem o solo (areia, argila, aterros, áreas de turfa).
  • ·        Erro Matemático: Erros de cálculo das fundações, da estrutura, distorções do projeto arquitetônico, etc.
  • ·        Execução irregular da Obra: Geralmente resultantes da aplicação de materiais de baixa qualidade ou inadequados. Por exemplo: a utilização de areias com salitre, como aquelas provenientes de regiões próximas ao mar, compromete a qualidade do concreto, pois causa corrosão na armadura de ferro. Esse tipo de problema pode vir a mostrar sinais até muitos anos após a conclusão da obra.

desabamentos2

Alem dessas causas mais recorrentes, problemas advindos de outras naturezas também são preponderantes em casos de desabamentos, entre essas causas:

  • ·        Instalações elétricas mal feitas: Tidas como a principal causa da maioria dos sinistros que ocorrem nas edificações.
  • ·        Instalações sanitárias e hidráulicas precárias: Responsáveis por provocar infiltrações nas estruturas, alvenarias e instalações elétricas e/ou instalações de gás canalizado ou de botijões de gás irregulares perante normas mínimas de segurança.
  • ·        Instalação de botijões de gás na parte interna das edificações: Provocam explosões com casos fatais. O correto é instalar esses sistemas na parte externa, em local protegido e bem ventilado.
  • ·        Acidentes fatais também ocorrem com as instalações de gás canalizado quando são utilizadas com negligência.
  • ·        Eventos meteorológicos como a alta incidência de vento e chuva podem causar desabamentos.

desabamentos4

A Transpontes é uma empresa especializada no setor de construção civil, oferecendo serviços como a Locação de Caçambas em Curitiba com a maior qualidade e respeito ao consumidor. O uso de caçambas é fundamental na coleta de detritos proveniente, por exemplo, de desabamentos de prédios. Pensando em caçambas não hesite, consulte a Transpontes.

Os comentários estão fechados.

topo