Comente!

CAMINHÃO BASCULANTE

Cada dia mais vemos a presença de caminhões para transporte de detritos nas ruas e estradas do nosso país. O que nem todos sabem é como funcionam estes veículos e a diferença entre eles. Segundo a (ANTT) Agência Nacional dos Transportes Terrestres, existem no país cerca de meio milhão de empresas de transporte de cargas e uma frota de quase dois milhões de caminhões. Neste POST especificamente, veremos apenas um dos equipamentos para transporte de carga, mas existem vários outros segmentos, estes para outras áreas.

Quais caminhões são adequados para este serviço?

Não existe uma restrição quando a instalação do equipamento “caçamba” em veículos pesados, mas vale à pena ressaltar que cada caminhão é para um tipo de terreno e para uma carga estipulada.

Tipos

  • Caminhão Toco

Capacidade: 8m³ ou 8 toneladas
Apropriado para obras com espaços pequenos, volume reduzido de material e trabalhos executados por mini retroescavadeiras.

  • Caminhão Trucado 6×2

Capacidade: 15m³ ou 10 toneladas
Apropriado para serviços de terraplenagem ou obras com grande volume de material, indicado para trabalhos executados com retroescavadeira ou escavadeira.

  • Caminhão Traçado

Capacidade: 16m³ ou 13 toneladas
Apropriado para obras de difícil acesso e cargas pesadas que exijam grande força.

Informações adicionais

O conjunto mecânico dos caminhões de caçambas também apresenta diferenças quando comparados com os caminhões comuns. Nos de caçamba podemos notar que o trem de força (peça do sistema de transmissão) proporciona mais força de tração para maior produtividade e custos operacionais mais baixos.

A diferença em alguns casos é na própria tração, sendo em alguns deles, a ausência do eixo cardã e do eixo diferencial, substituídos por motores elétricos, um para cada roda no eixo traseiro, por isso é utilizado um motor a diesel, permitindo produzir mais energia para os geradores, os quais produzem força para os motores elétricos aos pares em cada eixo de tração.

Locação

Caso necessite de locação de caçambas em Curitiba ou caminhões basculantes, entre em contato com a nossa equipe Transpontes. Temos o compromisso com a qualidade e agilidade no serviço. 

Os comentários estão fechados.

topo