Comente!

BAIRRO CRISTO REI – CAÇAMBAS EM CURITIBA

cristo-rei

                HISTÓRIA E ATUALIDADE

                A história do bairro é marcada por uma longa jornada de vários nomes e tentativas de divisões de terra. No início do século 20 o bairro era terreno do Cajuru, e por conta disso atualmente o Hospital Cajuru e o Colégio Cajuru (Nossa Senhora de Lourdes) estão nos limites do Cristo Rei. Seu nome também já foi Vila Morgenau, aparecendo na ata da Sociedade Morgenau de 1918. Mas também há indícios de que o lugar se chamou Capanema.

                O nome que leva atualmente levou alguns anos para chegar, quando teve influência da igreja construída no local que era em homenagem a Cristo Rei e por conta da linha de ônibus que fazia conexão entre o bairro e o centro, tornando-se referência para indicar o local onde as pessoas moravam. A oficialização desse nome veio com o decreto 774/75, onde foi instituída a divisão administrativa tal qual conhecemos hoje.

MorgenauAN-624x415

                Quando o bairro ainda era conhecido como Morgenau, a Sociedade a qual fazia parte possuía um time de futebol local que foi fundado em 1932, em homenagem ao bairro. As cores do time eram compostas por 3 sendo preta, vermelha e branca e possuía um estádio conhecido como Estádio Moysés Lupion. Entretanto o time teve fim quando se fundiu a Sociedade Operária Beneficente Recreativa Vila Morgenau em 1968. Hoje uma das Sedes da sociedade é localizada na popular Avenida Souza Naves. A Sociedade também foi importante por criar o primeiro cinema da cidade o Cine Morgenau que nos primórdios pertenceu ao Cristo Rei e anos depois foi parar na Rui Barbosa, aos poucos tornando-se especialista em filmes para maiores de 18 anos. Hoje ele ainda sobrevive, mesmo com todas as dificuldades.

                Atualmente o bairro conta com um terreno relativamente grande, além de uma ampla estrutura de comércio e residências em grandes condomínios. Um dos grandes diferenciais o bairro Cristo Rei são suas ruas com inúmeras árvores que acabam disputando espaço com as ruas, entretanto desde sempre sua preservação foi o grande foco tanto da prefeitura quanto dos moradores da região. Hoje no bairro encontramos além do Hospital Cajuru, Colégio Cajuru e a Sociedade Morgenau, o prédio da rádio CBN, as praças das Nações, Carlos Filizola e da Polônia, o Instituto Médico MAB e o prédio da rádio Ouro Verde FM.

          LOCAÇÃO DE CAÇAMBAS NO BAIRRO CRISTO REI

                Marcado por muitas histórias, o bairro Cristo Rei uma das mais tradicionais sociedades de Curitiba além de possuir construções que primeiramente pertenciam ao Cajuru. No Cristo Rei também ocorrem muitas construções e reformas, que requerem Locação de Caçambas que pode ser feito na Transpontes, que também atende toda a cidade. 

 

 

Os comentários estão fechados.

topo