Comente!

BAIRRO BATEL – CAÇAMBAS EM CURITIBA

09

                ORIGEM E ATUALIDADE

                Tudo começou no século 18, quando a atual avenida do Batel era utilizada pelos tropeiros e dois séculos depois, quando cervejarias, duas usinas de erva-mate, fábricas de sabão e um pequeno comércio já existiam no local. Já seu nome possui duas lendas sobre como surgiram: a primeira diz que está ligada à uma família que residia na região e atendia pelo nome Batel. Já a segunda, é mencionada sobre os tempos de cheganças, tradicionais festas religiosas, e na ocasião um pequeno batel teria naufragado ao vir de São José dos Pinhais. Sendo assim de acordo com o dicionário Aurélio, Batel significa “pequena embarcação”. Por conta das indústrias e comércio instalados em 1910, tornou a região mais comercial, gerando um grande desenvolvimento. Na época indústrias da madeira e perfumarias também já haviam se juntado as já existentes.

tn_620_600_batel0_12913

                Atualmente o bairro é fortemente marcado por ser um segundo centro, possuindo uma mescla de muitos edifícios residenciais e comerciais, além de condomínios e lojas dos mais variados tipos. Restaurantes, colégios, hotéis e grandes shoppings centers caracterizam a região, sendo eles: Shopping Crystal Plaza, Shopping Curitiba, Shopping Novo Batel e o mais atual Shopping Pátio Batel.

                Outros pontos que marcam a cidade são a Praça Hèlene Ginvert Garfunkel, Praça Miguel Couto, Hospital Geral de Curitiba (utilizado há anos por militares) e o famoso Castelo do Batel, que atualmente é aberto para grandes e luxuosos eventos sejam casamentos, formaturas e outras comemorações. Mas antigamente a construção pertencia à Luis Guimarães, um cônsul honorário e cafeicultor da Holanda, que comprou as terras para constuir uma casa “tão magnífica quanto as que já havia visto”, sendo composta por pinturas, tapeçarias, louças, vidraças, portar e até telhas vindas de todas as partes da Europa.

                                LOCAÇÃO DE CAÇAMBAS NO BAIRRO BATEL

                Marcado por muitas história, o bairro Batel comporta um denso comércio misturado à moradias de alto nível, se destacando entre os bairros de padrões nobres de Curitiba. No local também ocorrem bastantes reformas no intuito de preservar os prédios históricos, e para que a bagunça não se espalhe é necessário a locação de caçambas que você pode encontrar na Transpontes, tornando o trabalho muito mais limpo!

Os comentários estão fechados.

topo