Comente!

Aterro sanitário

aterro_sanitario_

O aterro sanitário é um tipo de depósito onde descartam resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Sendo que grande parte deste lixo é formada por não recicláveis, a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Na maioria dos casos eles são construídos em locais distantes das cidades devido ao mal cheiro e a possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Tal contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água. 

O aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reluzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados.

Atualmente, existem normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Ou seja, eles devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

monitoramento de aterros

O aterro sanitário tem a importantíssima função de fornecer proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação das águas subterrâneas pelo chorume (líquido de elevado potencial poluidor, sendo ele de cor escura e odor desagradável, resultado da decomposição da matéria orgânica) além de evitar o acumulo de biogás resultante da decomposição anaeróbica do lixo no interior do aterro. Tendo em vista que o biogás pode sair do interior do aterro de forma descontrolada ou infiltrar pelo solo e atingir redes de esgotos, fossas e poços rasos podendo causar explosões.

Principais características do aterro:

  • Impermeabilização da base do aterro: evita o contato do chorume com as águas subterrâneas. A impermeabilização pode ser feita com argila ou geomembranas sintéticas;
     
  • Sistema de coleta de chorume: a coleta de chorume deve ser feita pela base do aterro. O chorume coletado é enviado a lagoas previamente preparadas com impermeabilização do seu contorno ou enviados para tanques de viagra online armazenamento fechados;
     
  • Sistema de tratamento de chorume: após coletado, o chorume deve ser tratado antes de ser descartado no curso de um rio ou em uma lagoa. O tratamento pode ser feito no próprio local ou o chorume coletado pode ser transportado para um local apropriado (geralmente uma Estação de Tratamento de Esgotos). Sendo que os tratamento mais convencionais são o tratamento biológico (lagoas anaeróbias, aeróbias e lagoas de estabilização), tratamento por oxidação (evaporação e queima) ou tratamento químico (adição de substâncias químicas ao chorume);

 

  • Instalação de drenos de gás: canal de saída do gás do interior do aterro. Os drenos podem ser construídos de concreto ou de PEAD, podendo receber uma conexão final de aço-inox quando a célula for fechada. O biogás pode ser recolhido para o aproveitamento energético através da ligação de todos os drenos verticais com um ramal central
     
  • Sistema de drenagem de águas pluviais: o sistema de captação e drenagem de águas de chuva visa escorrer a água por locais apropriados para evitar a infiltração que gera o chorume.

 Aterro-Sanitario-

E para que esse processo seja efetuado com sucesso, garantindo o bem do meio ambiente e das pessoas, empresas de caçambas são contratadas para que o transporte desses resíduos e lixos seja feito de maneira correta e pratica. A Transpontes em Curitiba é uma empresa que fornece esse serviço atuando com muita eficiência e qualidade no que faz.   

Os comentários estão fechados.

topo