Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que foi sancionada no Brasil em 2010, a qual apresenta inovações como a logística reversa. Essa medida determina que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usadas e geradas por eles mesmos.
Esse sistema inclui produtos como:
- Agrotóxicos
- Pilhas
- Baterias
- Pneus
- Óleos Lubrificantes
- Todos os tipos de Lâmpadas
- Eletroeletrônicos
O texto da lei prevê a introdução da responsabilidade compartilhada na legislação brasileira, o que diz respeito à sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos. Também é previsto que as pessoas tenham a responsabilidade de dispor o lixo de maneira adequada para o seu recolhimento, o que significa realizar a separação do lixo quando houver a presença de coleta seletiva. Beneficiar indústrias de reciclagem e catadores de material reciclável é, portanto, um dever dos governos estaduais.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos também proíbe que sejam construídos lixões, locais onde os resíduos são dispostos a céu aberto, o que obriga as prefeituras a construírem aterros sanitários adequados ambientalmente e nesses locais apenas serão depositados os resíduos com potencial para reutilização, reciclagem e/ou compostagem. Não é permitido catar o lixo, morar ou criar animais nesses aterros sanitários.
Com essa nova lei, espera-se reduzir o montante de lixo produzido nos centros urbanos. Das 150 mil toneladas produzidas diariamente, 59% são destinados aos “lixões” e apenas 13% têm destinação correta em aterros sanitários (Dados de 2010).
Para que resíduos sólidos, detritos e o entulho sejam destinados corretamente, o uso de caçambas é preponderante, pois são elas que carregarão esses materiais até os devidos locais. A Transpontes é uma empresa especializada no setor de construção civil. Oferece um serviço de Locação de Caçambas em Curitiba com a melhor qualidade disponível no mercado. Procurando caçambas, a Transpontes em Curitiba é a solução.