Classificação do Entulho
Todos os países do mundo estão sujeitos a geração de resíduos provenientes de inúmeras fontes. Logo cabe aos órgãos governamentais dos países a responsabilidade de criar leis e elaborar incentivos que conscientizem a população sobre como tratar cada tipo de resíduo.
Quando se tratam dos resíduos sólidos, eles podem ser classificados de acordo com o seu tipo, sua periculosidade, sua composição química e a sua origem. Vejamos como são classificados os resíduos quanto à sua origem:
- – Resíduo Hospitalar
- – Resíduo Domiciliar
- – Resíduo Agrícola
- – Resíduo Comercial
- – Resíduo Industrial
- – Resíduo Público
- – Resíduos Sólidos Urbanos
- – Resíduos de Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários e Ferroviários
- – Resíduo de Mineração
- – Entulho
Quanto ao entulho, este é referente aos resíduos gerados pela construção civil provenientes de obras, reformas e demolições. O entulho por si só possui suas próprias classificações quanto ao destino correto do mesmo. Como muito dos materiais despejados pela construção civil possuem alto potencial reutilizável, esse dado deve ser levado em conta por apresentar diversos benefícios como atitude sustentável, redução de custos e geração de renda. De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), suas classificações são:
- – Classe A: Consiste de materiais que podem ser reutilizados na forma de agregados. Por exemplo: alvenarias, concreto, argamassas, solos, etc.
- – Classe B: Materiais que podem ser reutilizados no próprio ambiente da obra ou por meio da reciclagem. Por exemplo: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e gesso.
- – Classe C: Resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem.
- – Classe D: São os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.
O destino correto desses resíduos depende diretamente dos responsáveis pela sua geração. O seu envio é feito geralmente por meio do transporte de caçambas que levam esses resíduos para aterros ou usinas de reciclagem. E essa destinação é importante, pois se for feita de maneira irregular pode acarretar problemas de tráfego e saúde pública, o que pode causar diversos acidentes.
A Transpontes em Curitiba é uma empresa que atua no setor da construção civil desde 2010, especializando-se no serviço de locação de caçambas, as quais possuem um papel preponderante na destinação correta do entulho, medida a qual é amplamente incentivada pela Transpontes. Quando em Curitiba estiver necessitando de serviços com o uso de caçambas, não restam dúvidas: Transpontes é a solução.