Bairro Bigorrilho – Caçambas em Curitiba
HISTÓRIA E ATUALIDADE
Também conhecido como Champagnat, como muitas pessoas insistem em chamar, é um dos bairros nobres de Curitiba. Sua história começou quando na região habitavam muitos italianos, assim como os Irmãos Maristas que eram proprietários de Juvenato, onde atualmente se encontra a Universidade Tuiuti do Paraná. Em 1950 lotearam parte de seu terreno, e agora este compõe a Praça da Ucrânia. Atualmente o terreno pertencente aos Maristas está nos domínios do Colégio Positivo.
Na época, esse espaço era conhecido como Jardim Champagnat, e a rua principal onde se localiza a casa de formação atual era conhecida apenas como estradinha, tempos depois vindo a ganhar o nome de São Marcelino Champagnat, que havia sido canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999. Entretanto, foi descoberto que essa área de terra pertencente aos Maristas não pertencia ao Bigorrilho e sim às Mercês. Há 13 anos houve um plebiscito para a tentativa de mudança de nome do bairro para Champagnat em definitivo, entretanto a população e a maioria dos vereadores votaram contra. Esse acontecimento fez com que a Fundação Cultural de Curitiba escrevesse um livro sobre o bairro.
Atualmente o bairro faz parte do quinteto nobre de Curitiba, sendo possuidor da Praça da Ucrânia, Praça da Espanha, Colégio Positivo, Hospital Evangélico, Pollo Shop e lojas como Tok&Stok.
ORIGEM DO NOME
Há muitas histórias em torno do surgimento desse nome, como que era pertencente a uma cigana vidente que morava pela região, ou que era o nome de uma cafetina muito valente e brigona, que era dona de um bordel localizado na Estrada de Butiatuvinha. Mas de acordo com o livro “Coisas da Cidade” o nome se deu por conta de uma ucraniana chamada Bigolera e que com o passar do tempo, o nome dela ficou e foi modificado.
LOCAÇÃO DE CAÇAMBAS NO BIGORRILHO
Na Transpontes você pode encontrar o serviço de Locação de Caçambas em Curitiba para remoção de detritos, além de poder contar com serviços de terraplanagem, demolição e aterros. Confira!